16 janeiro 2008 5 Comentários

Calor do corpo poderá carregar celular e iPod




ipod-preto.jpg

Cientistas americanos acreditam que descobriram uma maneira muito mais eficiente de usar silício para converter calor em energia suficiente para carregar uma infinidade de equipamentos eletrônicos portáteis, como celulares e iPods, e até mesmo automóveis, informou o site TG Daily.De acordo com o site Computing , os resultados de uma pesquisa sobre conversão de energia foram publicados na mais recente edição da revista Nature, em artigo assinado pelos cientistas Arun Majumdar e Peidong Yang.

Graças a uma nova técnica desenvolvida em parceria entre o “Laboratório Nacional Lawrence Berkeley”:http://www.lbl.gov/ e a Universidade da Califórnia de Berkeley, a energia que atualmente é disspada como calor durante a produção de eletricidade poderia ser reaproveitada com o uso de nanocondutores de silício sintetizados.

“Você pode drenar a energia elétrica de qualquer situação em que o calor esteja sendo desperdiçado”, explicou Majumdar, um dos principais responsáveis pela pesquisa. “Por exemplo, se está frio lá fora e você está vestindo uma jaqueta feita de material integrado com módulos termoelétricos, você poderia recarregar aparelhos eletrônicos móveis com o calor do seu próprio corpo. De fato, os geradores termoelétricos já vêm sendo utilizados para converter o calor corporal para carregar relógios de pulso”.

Apesar de o conceito de transformar calor em energia elétrica não ser novo, o novo estudo trouxe a experiência ao ambiente real de forma eficiente pela primeira vez, ressaltou o site TG Daily, questionando ainda se a descoberta realmente se transformará em produtos no futuro, já que tudo “dependerá de os nanocondutores brutos serem suficientemente eficientes para se tornarem comercialmente viáveis”.

(Via)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...



5 Comentários em “Calor do corpo poderá carregar celular e iPod”

  1. Will 16 janeiro 2008 at 3:35 pm #
    Opa. Aceito sim. Coloquei o “www.gfunchal.com.br” no meu Blogroll, coloca o “www.bytesagogo.com” no seu, por favor. =D
  2. funchal 16 janeiro 2008 at 3:41 pm #
    Adicionado Will!

    Obrigado por aceitar a parceria, sucesso com o blog!

    Abraços

  3. Carlos Lima 16 janeiro 2008 at 6:18 pm #
    Isso me parece coisa de filme de ficção, mas não duvido que em mais uma década isso não possa se tornar uma realidade. Os caras são rápidos demais e a tecnologia não reconhece barreiras em seu avanço. Belo post.
  4. Ramiro 20 janeiro 2008 at 10:34 am #
    Opa! ja que eu moro em Teresia – PI eu nunca mais iria gastar energia elétria, ele nunca iria descarregar… aqui é quemte pra caramba!

Deixe um Comentário